Com a histórica marcada pelo aterro da Baía Sul, Florianópolis agora terá um aterro na Baía Norte. Ele será feito dentro das obras do Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte, que deve ter os serviços iniciados em janeiro de 2023. Até lá, a prefeitura da Capital e a ZL Construções pretendem ter as liberações ambientais para as instalações das novas estruturas. Uma das partes a serem liberadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) é justamente a obra do aterro.
Continua depois da publicidade
“A água ficará melhor do que está hoje”, diz dono da empresa que fará a Marina da Beira-Mar Norte
Segundo o projeto do Parque e da Marina, serão necessários 90 mil metros quadrados de aterro para ampliar a área. Com isso, será feita uma espécie de alargamento da faixa da areia da Beira-Mar Norte, segundo presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto. Ele comparou a obra ao que foi feito na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, e ao que está em andamento em Balneário Camboriú.
Esses dois serviços também tiveram as liberações ambientais feitas pelo IMA, assim como a Marina de Itajaí. Por isso, afirma Netto, a análise não deve ser demorada. Ele afirma que o projeto da Beira-Mar Norte terá prioridade nos projetos de licenciamento dentro do Instituto assim que forem protocolados pela prefeitura, o que deve acontecer no começo de 2022.
A área total do Parque e da Marina terá 440 mil metros quadrados entre a região onde hoje ficam as quadras de areia e um pouco além do trapiche da Beira-Mar. Essa estrutura, inclusive, será reformada pela construtora.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Balsa na Beira-Mar gera curiosidade; saiba a relação com a marina de Floripa
Preço médio da gasolina passa de R$ 6 em pelo menos 13 cidades de SC; veja lista
Na calçada e na contramão: vídeos mostram show de irresponsabilidade em SC
Construção da marina Florianópolis quer mudar endereço de estação da Casan
SC deixará de receber R$ 1,3 bilhão em 2021 com adiamento do ICMS