Começa a funcionar nesta quinta-feira (30) um grande centro de testagem espontânea e grauita da Covid-19 em Florianópolis. O espaço funcionará no prédio do SEAD da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD), onde até o começa da semana operava um dos pontos de vacinação. A prefeitura da Capital utilizará os testes antígeno enviados pelo governo do Estado para serem aplicados durante o verão diante do aumento dos atendimento e da circulação de pessoas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A secretaria de Saúde de SC começou a enviar 461.885 unidades de teste rápido para Florianópolis, Palhoça, Governador Celso Ramos, Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Garopaba, Imbituba, Laguna, Jaguaruna, Balneário Rincão, Araranguá, Arroio do Silva e Passo de Torres.
Na Capital, segundo o secretário Carlos Alberto Justo, conhecido como Paraná, o SEAD vai funcionar das 8h30min às 17h. Um caminhão está sendo preparado também para rodar por diferentes pontos de Florianópolis nos próximos dias. Ele será refrigerado e terá os insumos para a testagem rápida.
Além disso, segundo Paraná, as UPAs da Capital fazem coleta durante as 24 horas dos casos sintomáticos que procurarem a unidade. No caso do SEAD, não será necessário fazer agendamento e nem levar recomendação médica. Qualquer pessoa, seja moradora ou não da cidade, poderá fazer o teste. Haverá 100 materiais disponíveis por dia. O resultado sai em 20 minutos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Moisés muda postura e decide ir para o confronto com a Petrobras por preço do gás
Temporada de shows e festas no Litoral de SC terá Lei Seca, anuncia PM
Florianópolis proíbe bares de cobrarem por cadeiras e mesas na praia; drones fiscalizam ocupação