Duas novas áreas de conservação ambiental foram oficialmente criadas em Florianópolis. Uma delas é o Refúgio da Vida Silvestre Municipal Meiembipe, que envolve 16 bairros da Capital. A outra é o Refúgio da Vida Silvestre Municipal do Morro do Lampião, no Campeche. A partir da oficialização dos limites dos espacos, a secretaria do Meio Ambiente da Capital terá que desenvolver um plano de manejo para as áreas com foco na preservação, educação ambiental, turismo e lazer.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Os decretos que criaram as unidades de conversação foram publicados nesta quinta-feira (11). Ambos descrevem as mesmas funcionalidades para as duas áreas. A diferença está no tamanho e abrangência dos dois espaços. O refúgio Meiembipe se destaca justamente por envolver 16 bairros, que são: Itacorubi, João Paulo, Saco Grande, Monte Verde, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha de Pontas das Canas, Praia Brava, Ingleses, Rio Vermelho, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Por conta dessa extensão, a unidade é a maior de conservação da história de Florianópolis. Com a medida, a prefeitura diz que passa a compensar o dobro de emissão de carbono na Capital. A área total da unidade é de 59,72 km², e abrange nascentes de importantes bacias hidrográficas como Ratones e Lagoa da Conceição. Segundo a prefeitura, não haverá necessidade de desapropriações ou regularizações de moradias.

Morro do Lampião

Localizado no Campeche, o Morro do Lampião é uma das áreas mais conhecidas para trilhas e lazer no Sul da Ilha. De acordo com o decreto municipal, o local “pode ser constituído por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar com os objetivos de criação da unidade, ficando resguardado o direito de propriedade”. O espaço total tem 111,4 hectáres.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o decreto, os caminhos e trilhas históricas e tradicionais utilizados em comum pela população em geral no interior do Refúgio da Vida Silvestre Municipal Morro do Lampião estão sob a guarda e conservação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram).

Leia também:

Maiores cidades de SC vão receber do Estado R$ 1 mil por habitante para grandes obras

SC zera mortes por Covid, mas tem quem duvide da vacina; veja vídeo

Área histórica na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, vira estacionamento irregular

O retrato do desemprego em Florianópolis

Iluminação do acesso ao aeroporto de Florianópolis é acionada; veja vídeo