As prefeituras das quatro maiores cidades da Grande Florianópolis prorrogaram as restrições contra o coronavírus. Os decretos de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu foram publicados na sexta-feira (24). As medidas que entraram em vigor em 11 de julho por duas semanas agora valem mais 14 dias a partir da publicação. Segundo a nova regra, elas podem ser alteradas a qualquer momento.
Continua depois da publicidade
> Lojas do Mercado Público de Florianópolis são fechadas após casos de coronavírus
A decisão considerou que “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de continuar o trabalho de controlar a disseminação da doença”. Além disso, as prefeituras entenderam pela necessidade “de continuidade das ações após o prazo previsto inicialmente”.
Dentre as regras que permanecem em vigor nos quatro municípios está a proibição de permanência de pessoas, assim como atividades físicas de forma individual e coletiva, em parques, praias, calçadões e Beira-Mar aos finais de semana. Apenas a circulação de bicicletas para deslocamento está liberada. O acesso às praias está vetado.
> Julho termina com frio em SC; só que agosto começa quente
Continua depois da publicidade
Os municípios determinaram que os estabelecimentos comerciais que descumprirem as regras previstas no decreto devem ser interditados por sete dias, sem aplicação de multas. Bares e restaurantes vão continuar abertos todos os dias, mas com horário limite de 23h. O último cliente deve entrar até as 22h.
Os cinemas, teatros, casas noturnas, museus, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que reúnem público estão proibidos. Ficam liberadas apenas as atividades na modalide drive-in.
> Empresa projeta mega shopping a céu aberto no Litoral Norte de Santa Catarina
Ônibus parados
Por determinação do governo do Estado, o transporte coletivo continua parado na Grande Florianópolis. A região está no nível gravíssimo para coronavírus. A medida segue válida por mais sete dias.
> Proibição para ônibus começa a valer nesta segunda-feira em três regiões de SC; entenda as regras
Continua depois da publicidade
> SC anuncia novo decreto com restrições em mais regiões para conter o coronavírus