As restrições por coronavírus seguirão nas quatro maiores cidades da Grande Florianópolis. A decisão foi tomada pelos prefeitos da Capital, São José, Palhoça e Biguaçu. Há mudanças, entretanto: Palhoça e Biguaçu têm regras diferentes em comparação com as outras cidades O novo prazo dos decretos de Florianópolis, São José e Biguaçu é de mais 14 dias. Em Palhoça a prefeitura fez um ato na semana passada com restrições diferentes.
Continua depois da publicidade
As regras nas quatro cidades valem para estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e shoppings, que continuam funcionando com regras, além de espaços públicos. As prefeituras entendem que as flexibilizações somente podem ocorrer quando a curva de casos estiver em declínio.
SC tem mais de 130 mil casos de coronavírus e 1.995 mortes pela doença; veja quem são as vítimas
A prefeitura de São José já publicou o seu decreto de restrições. Os outros três serão no mesmo caminho. As regras valem principalmente para estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e shoppings, além dos espaços públicos. O transporte coletivo continua liberado em toda a região.
O acesso às praias ainda estará vetado. A liberação ocorre apenas para os caros de prática de esportes aquáticos como surf e a pesca. Os shoppings funcionarão de segunda à sábado, das 12h às 20h. O uso da máscara segue obrigatório em todas as cidades.
Continua depois da publicidade
ATUALIZAÇÃO:
Apesar da confirmação feita junto às quatro prefeituras, seja pela leitura do decreto ou por contato com os municípios, a coluna apurou que o cenário das restrições terá diferença nas quatro maiores cidades da Grande Florianópolis. Os decretos da Capital e São José foram publicados na sexta-feira, enquanto em Palhoça já havia um documento em vigor desde a semana passada. Biguaçu fará o seu decreto na segunda-feira. Pela apuração da coluna, não há mais acordo de regras iguais entre as cidades. O texto deste post foi atualizado na tarde deste sábado.
Futebol amador vetado
O governo do Estado publicou uma portaria nesta sexta-feira (21) que proíbe o futebol amador em quadras particulares. Em algumas cidades do Estado havia a intenção das prefeituras pela liberação. Com a restrição estadual, isso fica impedido.