Anunciada nesta segunda-feira (26) pela prefeitura de Florianópolis, a volta da ligação aquaviária entre o Centrinho da Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa, é um exemplo de como a cidade pode encontrar alternativas para diminuir as intermináveis filas, principalmente na temporada de verão. A decisão do município foi recriar uma rota de transporte lacustre que faça o morador e turista fugir dos congestionamentos constantes na rota da Lagoa.
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Como já existe uma ligação diária entre o Centrinho e a Costa da Lagoa, nada mais correto do que estender uma linha que possa atender a Barra. Assim, muitos turistas podem evitar o trânsito parado da Avenida das Rendeiras, que leva os veículos para outros pontos como a Mole e Joaquina.
Espera-se, portanto, que a mesma medida possa ser analisada para outros pontos da Ilha. Indiscutivelmente, a região da Lagoa precisava de alternativas, e a extensão do transporte lacustre é uma tentativa que dá bons sinais.
Primeiramente, há um claro incentivo ao transporte aquaviário, uma dos grandes problemas de Florianópolis. Com uma ligação que tenha a evidente justificativa de se tornar uma alternativa às filas da Lagoa, também fica a imagem de que a Capital enfim explora o potencial marítimo, tão cobrado pela população da cidade.
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Num segundo plano, fica um recado para os turistas de que a opção do transporte lacustre é mais do que uma ligação entre dois pontos, mas também um atrativo. Com a nova rota, une-se o útil ao agradável, além de reabrir a esperança aos moradores de Florianópolis de que novos caminhos pelas águas podem ajudar a encurtar o tempo do asfalto.
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