A confirmação do novo voo direto entre Florianópolis e Lisboa, em Portugal, nesta sexta-feira (7), foi apenas a ponta de uma história que ganhou contornos nas últimas duas semanas. As negociações avançaram após a TAP Linhas Aéreas, responsável pela operação, procurar representantes de Santa Catarina para discutir o início da ligação, antecipando uma previsão que antes era para 2025. Entretanto, os portugueses vieram ao Estado como uma proposta diferente e mudaram de “rota” nos planos iniciais, que tinham um destino dos Estados Unidos como favorito. A coluna conta a partir de agora bastidores exclusivos sobre as negociações e uma informação sobre o começo das vendas.
Continua depois da publicidade
Voo de Florianópolis para Lisboa é confirmado pela TAP; saiba datas e valores
Drible em Curitiba
Na visita de duas semanas atrás que os portugueses fizeram a Florianópolis, a conversa ocorreu com o governo do Estado e a Floripa Airport, concessionária do aeroporto Hercílio Luz. Durante a reunião, a TAP disse que gostaria de começar a ligação entre a Capital catarinense e Lisboa ainda em 2024. Porém, seria um voo “triangular”, que teria escala em Curitiba antes de seguir viagem para a Europa.
Para os portugueses, tudo estava alinhado neste sentido. Tanto que a ideia era seguir para Curitiba no dia seguinte, onde haveria um encontro com a CCR, concessionária do aeroporto local. Tudo mudou, porém, quando as conversas com os catarinenses se desenrolaram. O governo de SC e a Floripa Airport apresentaram argumentos de que a rota partindo de Florianópolis diretamente para Lisboa tem demanda suficiente, inclusive sem qualquer ligação com outros aeroportos da região, que também têm suas demandas específicas.
Diante dos números apresentados, a TAP saiu convencida em fazer um voo da Capital catarinense sem o “triangular” com Curitiba. A reunião do dia seguinte com a CCR, inclusive, foi cancelada.
Continua depois da publicidade
TAP tinha Los Angeles nos planos
Pelo planejamento da TAP, Florianópolis entraria nas rotas em 2025. Tudo caminhava para isto. Na lista de prioridades, Los Angeles, nos Estados Unidos, tinha preferência. Os portugueses já planejavam a ligação para a cidade americana.
As conversas com a SC foram avançando e se tornaram atrativas para a companhia portuguesa. O próprio presidente da companhia se mostrou surpreso com a quantidade de argumentos e com a mobilização catarinense para que o voo fosse em Florianópolis. Com o bom clima nas relações e argumentos decisivos, a Capital de SC conseguiu ultrapassou Los Angeles e ficou com a nova rota.
Alta procura no começo da vendas
As passagens para Floripa-Lisboa já estão à venda desde a manhã desta sexta-feira. Até por volta de 14h, a alta procura se desenhava: já haviam sido vendidos 2 mil bilhetes.
Veja fotos dos aviões da TAP que farão as viagens:
Continua depois da publicidade