A alta de casos de coronavírus em Florianópolis volta a preocupar. Conforme o último mapa de risco divulgado pelo governo do Estado, a Capital catarinense entrou no nível vermelho. É a primeira vez que isto acontece desde que a secretaria de Saúde dividiu as classificações, antes feitas por região. Agora, cada município tem uma análise específica. Com isso, na última semana, Florianópolis passou a constar no pior cenário das três classificações possíveis.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O mapa é construído por quatro quesitos diferentes que envolvem a incidência da doença e a vacinação. Em dois deles, que são a nota de incidência geral e o reforço da vacina contra a Covid, a Capital está com a nota negativa máxima, que é 3. Isto faz com que a avaliação média de Florianópolis seja a nota 2, o que a deixa na cor vermelha.
Recomendações
Por conta desta classificação, o Estado recomenda uma série de ações à população. No nível vermelho, a orientação é para que as pessoas fiquem em dia com a vacinação, inclusive com a dose de reforço. Além disso, caso existam sintomas, o sistema de saúde deve ser procurado para testagem e isolamento em caso de resultado positivo.
A máscara também passa a ser recomendada em locais fechados, principalmente para os casos de pessoas com comorbidades.
Continua depois da publicidade
Número geral
Dos 295 municípios catarinenses, 70 estão na cor vermelha para risco de Covid-19. No nível médio, que é a cor amarela, são 115. Já no verde, a classificação mais baixa, estão 110 cidades.
Leia também:
Novos leitos do SUS no país terão R$ 1,2 bilhão por ano, disse Queiroga em SC
SC não recebe cadernetas de vacinação para crianças há dois anos
Médico que recebeu por plantão sem trabalhar terá que devolver R$ 300 mil em SC