Enviada nesta sexta-feira (22) à Câmara de Vereadores, a reforma administrativa da prefeitura de Florianópolis prevê uma mudança importante. A cidade, enfim, terá um órgão para se dedicar exclusivamente ao trânsito. É Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade (veja abaixo foto dos principais locais de fila em Florianópolis). Ela faz parte do pacote de alterações internas, que ainda contra com a redução de três secretarias, que vão se integrar a outras já existentes. O prefeito Topazio Neto (PSD) diz que o projeto trará uma economia de R$ 2 milhões em quatro anos de mandato.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
“Na mobilidade, estamos organizando uma estrutura mais integrada e rápida para responder à sociedade”, afirmou no texto divulgado à imprensa. A nova secretaria de Operações Mobilidade terá como objetivos: planejar, supervisionar e executar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, utilizando dados e tecnologia para monitorar, em tempo real, o sistema de transporte, otimizando o fluxo viário, transporte público e acessibilidade.
Além disso, a pasta supervisionará projetos de engenharia de mobilidade, integração entre diferentes modais de transporte e coordenará ações de inteligência para solucionar gargalos e incidentes no trânsito, minimizando impactos negativos, segundo a prefeitura.
Ainda não há a confirmação de quem vai comandar a nova estrutura e como ela funcionará na prática para ajudar a amenizar os problemas de um dos setores mais preocupantes de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Mudanças em outras secretarias
A reforma administrativa também prevê mais mudanças:
- A Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana será unificada e incorporada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que passa a se chamar Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
- A Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana é incorporada à Secretaria de Infraestrutura e Transporte, a qual passa a se chamar de Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, com ganho de eficiência e melhora na organização das intendências.
- A Secretaria de Governo será absorvida pela Casa Civil, que volta a tratar de assuntos internos e externos, relações Institucionais e entre poderes. Porém, é criada no Gabinete do Prefeito a Secretaria Executiva de Gestão para resultados, que absorve o papel de impulsionar a modernização e desburocratização da administração municipal.
- A nova Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação leva o Turismo de volta para a área de Desenvolvimento Econômico.
- Será criada também uma Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais, focando em grandes negócios, como a construção da Marina de Florianópolis.
- A nova Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer irá focar em promover qualidade de vida e inclusão social ao integrar ações culturais, esportivas e recreativas.
- A parte de grandes projetos e negócios para a cidade serão redistribuídos entre Casa Civil e Gabinete.