Um decreto publicado nesta segunda-feira (1º) pela prefeitura de Florianópolis cria novas regras e horários para a região mais “festiva” do Centro de Florianópolis. É a região do Centro Leste, que contempla ruas onde ficam alguns dos estabelecimentos mais badalados da Capital catarinenses. Segundo o texto assinado pelo prefeito Topazio Neto (PSD), se encaixam dentro do regramento: “bares, restaurantes, cafés, lancherias, casas noturnas, mercados, conveniências e similares, os estabelecimentos comerciais que, além da comercialização de produtos e gêneros específicos a este tipo de atividade, vendam bebidas alcoólicas ou não, para consumo local ou não, ou ainda para serviços de entrega”.
Continua depois da publicidade
Receba notícias dos colunistas do NSC Total no WhatsApp
A partir de 10 dias a partir da publicação do decreto, os empresários terão que abrir e fechar conforme a determinação da nova regra. De segunda a quinta-feira, eles podem funcionar das 7h à 0h, com som externo somente até as 22h. Nas sextas, sábados, vésperas de feriados e feriados, o funcionamento será entre 7h e 2h, com som externo até 22h e interno até meia-noite. No domingo, o funcionamento fica entre 10h e 0h. O som interno vai até 0h e o som externo até 20h.
O decreto também delimita a região do Centro Leste: a área compreendida no polígono formado entre a Avenida Hercílio Luz (no trecho entre a Rua José Jacques e a Avenida Paulo Fontes), Avenida Paulo Fontes (no trecho entre a Avenida Hercílio Luz e a Praça Fernando Machado), Praça Fernando Machado, Praça XV de Novembro, Rua Arcipreste Paiva (no trecho entre a Praça XV de Novembro e a Rua Santos Dumont), Rua Santos Dumont (no trecho entre a Rua Arcipreste Paiva e Rua José Jaques) e a Rua José Jaques (no trecho entre a Rua Santos Dumont e a Avenida Hercílio Luz), incluídos ambos os lados das vias e praças que formam o limite do polígono”.
Por fim, a nova publicação estabelece que o som externo somente pode ser usado mediante autorização da prefeitura. Estabelecimentos que possuem alvarás específicos podem se encaixar em casos e horários excepcionais de funcionamento.
Continua depois da publicidade
Veja abaixo fotos dos pontos afetados pelo decreto do Centro
Leia também
Restaurante fecha as portas em Florianópolis, mas uma “parte” seguirá no Centro da cidade