Em uma portaria publicada na última sexta-feira, a secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis convoca todos os médicos pediatras da rede para aumentar os atendimentos nas UPAs Sul e Norte. O texto afirma que a medida visa “apoiar o combate ao coronavírus”. A portaria é assinada pelo secretário-adjunto de Saúde da Capital, Luciano Formigheri.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A convocação leva em consideração, por exemplo, a atual situação epidemiológica, com aumento da positividade de casos nas últimas semanas desde a detecção de circulação da variante BQ1.1. Também houve incremento de atendimentos já esperado nas UPAS municipais previsto para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
A secretaria ainda levou em conta o fato de ter feito três processos seletivos recentemente em que foram selecionados 28 médicos, mas apenas um deles assumiu a vaga. Para piorar o cenário, a secretaria diz que, apesar de ter empresas terceiras para o provimento de escalas das UPAS, elas também não tem conseguido proporcionar o total das necessidades das UPAS Norte e Sul, havendo no momento interrupção da oferta de serviços dada a escassez de profissional especialista em pediatria.
Esta medida vale para os médicos que atuam na secretaria da nas Policlínicas de Florianópolis. A
Carga horária de atuação nas unidades de pronto-atendimento corresponderá inicialmente até 50%
da atividade do profissional, podendo ser ampliada caso necessário.
Continua depois da publicidade
Leia também:
SC volta a ter mais de 4 mil casos ativos de Covid após três meses