Começa nos próximos dias uma obra no centro histórico de Florianópolis. Será assinada na segunda-feira (5) a ordem de serviço para a recuperação do canteiro central da Avenida Paulo Fontes, em frente ao Mercado Público, ao Largo da Alfândega e ao Terminal Integrado do Centro (Ticen). A empresa contratada é a Pavicon Construções Construções, que terá seis meses para concluir os serviços.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A obra será feita em 490 metros de extensão e 1.408,35 metros quadrados de área total, entre a Rua Arcipreste Paiva e a região do Camelódromo, no sentido Beira-Mar Norte. A proposta projeto é adequar o espaço à praça do largo da Aflândega, recuperada há dois anos, e ainda não faz parte da obra que vai revitalizar o Centro Leste, também histórico na Capital.

O trabalho principal no “calçadão” será a troca do piso por pavimentos “variados”, segundo a prefeitura. A justificativa é que a atual estrutura está bastante danificada. O projeto prevê que o passeio terá piso de granito nas duas travessias de pedestres (em frente ao Camelódromo e entre o Mercado Público e a Praça do Largo da Alfândega), e deck com bancos para contemplação e descanso paralelo ao que existe nesta praça em direção ao espelho d’água. As normas de acessibilidade também serão seguidas, conforme a prefeitura.

Outros serviços que serão feitos incluem a demolição de muretas e alvenarias, a revitalização dos meio-fios, a colocação de gradil novo em determinados locais e a instalação de lixeiras, floreiras e dois tótens com mapas táteis com orientações sobre pontos turísticos e históricos do entorno.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Aeroporto de Florianópolis terá reajuste nas tarifas de embarque; veja valores