A operação do novo terminal de passageiros do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, hoje, mais do que colocar a Capital catarinense em um novo patamar em infraestrutura, também serve para retirar do radar um dos principais entraves para o desenvolvimento do Estado nos últimos anos. São pelo menos 10 anos de espera, agravados por uma estrutura acanhada, que a partir desta terça-feira será desativada, no Carianos.
Continua depois da publicidade
No último sábado, durante o ato de inauguração para autoridades, não eram poucos os representantes da sociedade civil e políticos que enumeravam as promessas do governo federal para a entrega do esperado terminal. A Infraero chegou a começar a obra, mas a paralisou em 2014, quando ela deveria ter sido entregue.
Após a decisão de concessão do aeroporto à iniciativa privada, em 2015, acendeu-se a esperança. Sentimento confirmado em 2017, no leilão na Bovespa, em São Paulo, onde a Zurich Airport venceu a disputa contra a francesa Vinci Airport nos últimos lances daquele 16 de março.
Em dois anos, desde a assinatura do contrato de julho de 2017, os suíços representados pela Floripa Airport assumiram o novo terminal, refizeram o projeto e o construíram em tempo recorde. Ao mesmo tempo, batalharam institucionalmente para ter o acesso pronto, esta uma responsabilidade do Estado.
Neste 1º de outubro de 2019, o novo aeroporto abre as portas e estabelece um marco para Florianópolis. A construção do terminal passa a ser assunto do passado. Retira-se de pauta um entrave histórico para que se iniciem as discussões de futuros avanços em turismo e desenvolvimento, desta vez com a expectativa de que o exemplo de eficácia da iniciativa privada possa contaminar o poder público.
Continua depois da publicidade
Liberado
O aeroporto abre com o acesso viário parcial, como vinha anunciando o Estado desde o começo do ano. Os primeiros efeitos no Sul da Ilha serão sentidos logo, mas a avaliação só pode ser feita em março de 2020, com o projeto concluído.
Leia também: Viaduto de acesso ao novo aeroporto de Florianópolis é liberado para o trânsito