As Filipinas decidiram suspender a importação de carne de frango do Brasil. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters. O movimento ocorre um dia depois de a cidade chinesa de Shenzen ter informado que encontrou amostras de coronavírus na superfície de asas de frango originárias de Santa Catarina. Apesar de representar 2% das exportações brasileiras de frango, aqui no Estado as Filipinas são considerado um mercado importante.

Continua depois da publicidade

OMS diz que coronavírus estava em embalagem de frango de SC e descarta contaminação por comida

Segundo Reuters, o Departamento de Agricultura das Filipinas divulgou um comunicado sobre o assunto: “Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, é imposta a proibição temporária da importação de carne de frango”.

> AO VIVO: Estúdio CBN Diário traz apelo do Hemosc e debate proibição do frango brasileiro nas Filipinas

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão das exportações brasileiras de aves para as Filipinas. “Se confirmada, a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações”, afirma a nota.

Continua depois da publicidade

Até o momento não há um posicionamento oficial do Ministério da Agricultura (MAPA) sobre o comunicado.

Leia mais:

Avicultura de SC aguarda rastreamento sobre coronavírus em carne de frango na China