O trânsito em Florianópolis, na sexta-feira, 3 de janeiro de 2025, foi daqueles típicos da cidade travada pela mobilidade urbana. O movimento em direção às praias, principalmente do Norte da Ilha, provocou congestionamentos em diversos pontos da Capital catarinense. Além disso, a volta para casa, no final da tarde, foi uma verdadeira saga para muitos banhistas. A sexta-feira teve de tudo no trânsito da SC-401, por exemplo (veja fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Logo pela manhã, o movimento sentido praias da Norte da Ilha provocou filas até a região central de Florianópolis. O principal gargalo estava na subida do morro das madeireiras, na região do bairro João Paulo. Dali em diante o trânsito aliviava. Mas o gargalo já foi suficiente para empurrar o congestionamento a outros pontos da Capital. O acesso a Jurerê, que ganhou mais uma faixa em obra recente da prefeitura, estava travado.

Em visita a Jurerê Internacional, pela manhã, o governador Jorginho Mello reconheceu que o local tornou-se um problema e disse que o Estado fará estudos para melhorar o acesso à região. Ele ainda disse que pediria à PMRv para estar presente naquele ponto.

No final do dia, condutores que foram até praias mais distantes do Norte da Ilha, como na região da Lagoinha e Brava, levaram horas para fazer o deslocamento de retorno. As filas começavam dentro dos próprios bairros. Houve até quem estendeu a permanência naquela região para tentar pegar menos trânsito no retorno.

Continua depois da publicidade

Não deu muito certo. Uma blitz feita numa pista só da SC-401, na região do pedágio, fez com que a fila aumentasse ainda mais. E aqui uma nota importante: este colunista defende as blitz e a presença constantes de policiais nas rodovias. Quem me lê e assiste sabe disso. Mas os relatos é que a operação na 401 tinha apenas dois policiais e os carros passavam em uma pista apenas. Espera-se que nas próximas o fluxo seja diluído em mais pistas para que, além da fiscalização ocorrer, o trânsito também flua normalmente.

Por fim, no sentido contrário da rodovia, uma fila enorme se formou no acesso a Jurerê para o show do Natiruts, que ocorreu na Stage. O congestionamento não tinha controle policial e houve até pequenos acidentes por conta de quem tentava furar fila. Definitivamente, a sexta-feira, 3 de janeiro de 2025, foi o resumo de uma cidade já paralisada pela imobilidade.

Veja fotos do trânsito nesta sexta-feira, 3 de janeiro