Está consolidado o fato de que Santa Catarina terá a partir do final de dezembro a melhor temporada de verão dos últimos anos. Encontrar uma reserva por aqui para o período mais movimentado, que vai pós-Natal ao começo de janeiro de 2022, já tornou-se uma missão impossível.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Como resultado, teremos filas e mais filas no trânsito para acesso aos principais balneários do Litoral catarinense. É por isso que o congestionamento de sete horas em Bombinhas, relatado pela colega Dagmara Spautz, revela-se apenas como o esquenta para o que está por vir nos próximos meses.
Salvo mudanças pontuais, a infraestrutura viária catarinense não teve alterações que mudem o cenário do que tivemos entre 2019 e 2020, no último verão sem pandemia. Para ser justo, um dos gargalos deve ser resolvido, que é a terceira faixa da BR-101 sentido Norte, em São José e Palhoça. O local deixará de ser uma dor de cabeça para quem vem ao Litoral, principalmente com origem do Rio Grande do Sul.
Mas a solução termina lá na rodovia mesmo, porque nos demais acessos o trânsito deve ser um dos principais protagonistas da próxima temporada de verão. Sem dúvida, a vinda dos turistas trará ânimo para a economia local. E isso não se discute. Contudo, fica claro que a infraestrutura viária não foi preparada, novamente, para receber a enxurrada de visitantes.
Continua depois da publicidade
Por isso é que os turistas devem estar cientes de que a fila de Bombinhas foi só uma prévia do que está por vir no final do ano. Longe de querer ser pessimista, mas nosso papel é apresentar a realidade: quem vier para SC no verão encontrará praias lindas, muito calor, clima agradável e… muitas filas.
Leia também:
Decoração de Natal nos prédios da Beira-Mar Norte faz Gean pedir a volta do “pisca-pisca”
Moisés encontra formas de “conquistar” prefeitos de SC
Crônica de domingo: O som da noção
Quais são as 50 maiores cidades de SC que receberão valores milionários do Estado