A terça-feira (11) está agitada entre os advogados de Santa Catarina. Vai até as 17h a votação na advocacia para a formação da Lista Sêxtupla da OAB-SC para a vaga do Quinto Constitucional do TJ-SC que está aberta. Com a aposentadoria de Salete Sommariva, no final de 2022, abriu-se um novo processo que tem dois nomes como favoritos: Fernanda Sell, advogada do governador Jorginho Mello (PL) em processos eleitorais, e Claudia Bressan, advogada eleitoral do deputado estadual Julio Garcia (PSD). Os bastidores apontam que as duas batalham para ser a mais votada dentro da categoria, nesta terça. Em terceiro lugar, conforme apurado pela coluna, desponta Zany Estael Leite Jr., que foi juiz eleitoral até o começo de 2023.
Continua depois da publicidade
Jorginho nomeará uma mulher na próxima vaga do Quinto da OAB no TJ-SC
Nos últimos dias, as campanhas ficaram mais acirradas. Nas redes sociais, diferentes nomes públicos e políticos abriram apoio aos candidatos. Fernanda e Claudia despontam com maior número de apoios públicos, o que aponta para alta votação de ambas nesta terça-feira. Pessoas ligadas aos dois grupos consideram importante chegar como mais votada no TJ-SC, que vai receber a Lista Sêxtupla e definir a Lista Tríplice a ser enviada ao governador Jorginho Mello.
“Campanha política”
A disputa pela atual vaga confirmou uma sensação que já vinha circulando pelos bastidores do Quinto da OAB nas últimas cadeiras vagas no TJ. Os processos se tornaram verdadeiras “campanhas políticas”. As estruturas montadas pelos principais candidatos chamam a atenção e rendem críticas nos bastidores. Até dentro do TJ há reclamações disto, mas tudo reservado, sem exposições públicas. Os desembargadores preferem evitar conflitos com a OAB, apesar de acharem que o componente político tem interferido com peso recentemente.
Decisão de Jorginho
Ao final, caberá ao governador a escolha, independentemente de quem estiver na lista. Fernanda iniciou o processo com favoritismo por ter trabalhado com Jorginho. Além disso, nomes bolsonaristas também estão ao lado dela. Nas últimas eleições, Fernanda e o marido atuaram também para o senador Jorge Seif (PL). Em processos no TRE, eles continuam como defensores de Seif.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, Claudia conta com a forte articulação de pessoas ligadas a Julio Garcia, além de um apoio bastante importante dentro da OAB: Paulo Brincas, ex-presidente da entidade, é marido de Claudia. Ele tem sido o principal cabo eleitoral dela.
Portanto, a conclusão do atual Quinto será cercada de muito bastidor e articulação. Jorginho já disse a este colunista que vai nomear uma mulher para a vaga. A votação desta terça-feira é apenas uma parte do processo, mas terá bastante peso no que será definido nas próximas semanas por Jorginho.
Leia também:
Ex-juiz eleitoral entra na briga por vaga de desembargador pela OAB no TJ-SC