Com 27 anos de trabalhos como juíza federal em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Cláudia Maria Dadico se aposentou das atividades no começo deste mês. Exatamente no mesmo da da aposentadoria, ela também foi nomeada para atuar no governo Lula. Desde 1º de março, Cláudia é a diretora do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Agricultura Familiar.

Continua depois da publicidade

Na atuação como magistrada, ela passou por Porto Alegre, Rio Grande (RS), Joinville e, por último, Florianópolis. Na capital catarinense, ela estava desde 2013, onde era titular de uma vara com competência criminal e de execução penal. Cláudia é doutora em Direito, com tese sobre crimes de ódio, publicada em livro com o título “Crimes de ódio: diálogos entre a filosofia política e o direito”, pela editora Tirante lo Blanch.

A magistrada também integra a Associação Juízes para a Democracia. Entre 2017 e 2019, ela foi diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina.