A eleição do novo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) está marcada para as 14h desta quarta-feira (1º). Na disputa com dois inscritos, os desembargadores devem eleger para o cargo o desembargador João Henrique Blasi, atual vice-presidente do Judiciário catarinense. Ele é ex-deputado estadual de SC e também já foi secretário de Segurança Pública no governo Luiz Henrique da Silveira (MDB).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A adversária de Blasi na eleição do TJ-SC é a desembargadora Soraya Nunes Lins. Aual corregedora-geral de Justiça, Soraya concorre como uma dissidência do grupo que faz parte da diretoria do presidente Ricardo Roesler. No entanto, Blasi deve vencer a disputa sem dificuldades, conforme apurou a coluna com fontes do Judiciário.
O desembargador entrou no TJ-SC em 2007 pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC). Ele foi deputado estadual em SC em quatro legislaturas, sendo que na última deixou a Alesc justamente para assumir uma cadeira de desembargador.
Novo perfil
As fontes ouvidas pela coluna apontam que a vitória de Blasi deve dar um novo perfil para a presidência do Judiciário de SC. Pelo histórico profissional, o desembargador tem bastante trânsito no ambiente político, assim como nos demais poderes. Por isso a tendência é que ele circule mais que os seus antecessores, conhecidos pelos trabalhos técnicos e os diálogos institucionais, mas sem o perfil da política de Blasi.
Continua depois da publicidade
Leia também
Governo de SC vai reduzir renúncia de ICMS sobre produtos para cobrir rombo vindo do STF
Carnaval em SC não está autorizado neste momento, diz secretário de Saúde
Moisés dá novo passo em direção ao MDB em encontro com Celso Maldaner