As buscas do governador Jorginho Mello (PL) por um secretário de Segurança Pública (SSP) parecem estar próximas do final. Na última sexta-feira, Jorginho se reuniu com Giovani Eduardo Adriano, que foi chefe da Polícia Científica e o último presidente do agora extinto Colegiado Superior de Segurança em Santa Catarina. O Colegiado foi criado no governo Moisés para substituir a SPP. Ele previa que, a cada ano, um dos chefes das forças de segurança comandasse a pasta.
Continua depois da publicidade
Giovanni deixou o cargo antes do final do governo Moisés, na metade de novembro de 2022. O então diretor da Polícia Científica se aposentou do serviço público ao mesmo tempo em que pediu exoneração da função comissionada. Assim, o ex-diretor está sem cargos desde então.
Na vida política, Giovanni já foi vereador em Palhoça, no final da década de 1980 e começo da década de 1990. Na carreira de servidor, passou em duas oportunidades pelo comando do órgão de perícia do Estado. A primeira foi durante o governo Luiz Henrique da Silveira.
Depois, ele voltou ao mesmo cargo em 2018, no governo Pinho Moreira, e permaneceu na função até a aposentadoria. A coluna procurou Giovanni, mas ele não retornou o contato sobre o assunto.
Vice cotada
Continua depois da publicidade
A vice-governadora, Marilisa Boehm (PL), foi cotada para o cargo. No entanto, na última semana, Jorginho descartou a possibilidade e disse que ela tem a função de vice “numa parceria que deu certo”.