Uma estrada com belos visuais e por cima das Serras Catarinense e Gaúcha. É isso que se prevê caso saia do papel a pavimentação da BR-438, que passa a ser oficialmente a rodovia do Caminhos da Neve, projeto sancionado na semana passada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. A lei reacendeu o projeto que há anos é discutido nas duas regiões. Pela configuração das paisagens que envolvem as duas Serras, a perspectiva é que a estrada seja rodeada por belos visuais.
Continua depois da publicidade
Suíços que administram aeroporto de Florianópolis ganham leilão de mais um aeroporto brasileiro
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já trabalha em estudos de viabilidade de projetos na região. O investimento dependeria de ações nos dois Estados, o que requer um projeto completo de investimentos e recursos garantidos tanto para a superintendência do Dnit em SC como no RS. Assim, a missão não deve ser tão fácil, mas ganhou fôlego com a nova lei.
A Rota Caminhos da Neve envolve cidades nos dois Estados. Em Santa Catarina, serão beneficiados com a nova lei os municípios de Anitápolis, Alfredo Vagner, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rancho Queimado, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema.
No Rio Grande do Sul, a BR-438 contempla os municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Prefeito investigado na operação Mensageiro faz acordo de delação premiada