As escunas em Florianópolis foram liberadas pela prefeitura. Portaria publicada nesta sexta-feira (9) autoriza o funcionamento das embarcações turísticas. Elas terão que seguir um protocolo desenvolvido junto ao Consórcio Simples de Escunas de Canasvieiras por conta do coronavírus. A autorização foi referendada de forma conjunta pelas secretarias de Saúde e Mobilidade e Planejamento Urbano.

Continua depois da publicidade

Para onde viajar em feriados no Brasil sem aglomeração?

Como a publicação foi feita na sexta-feira e com validade a partir da divulgação no Diário Oficial, a operação já está liberada para o feriadão de 12 de outubro. Pelo protocolo, todos os funcionários das embarcações precisam ter sido testados para coronavírus, além de usarem máscara durante a operação.

Feriado tem lotação máxima nos hotéis e movimento na praia em Balneário Camboriú; veja fotos

Os passageiros também precisam utilizar o equipamento de proteção durante todo o trajeto. Eles também precisarão ser cadastrados através de dados como telefone e e-mail para armazenamento por 60 dias para possíveis contatos de rastreamento por conta de eventuais contatos com pessoas infectadas. Os passageiros ainda terão que fazer um cadastro no sistema de QR-Code da prefeitura para check-in.

Continua depois da publicidade

Os mergulhos durante a viagem estão proibidos, assim como consumo de alimentos e bebidas. Ao todo, são 33 regras que precisam ser seguidas, tanto pelos clientes como pelas empresas que prestam o serviço.

Leia mais:

> Classificação de risco reduz margem de ocupação de hotéis em Balneário Camboriú no feriado