Diante dos casos registrados no país de discriminação contra entregadores e entregadoras, o Ifood, aplicativo de entregas, lançou uma central que atenderá os trabalhadores vítimas de preconceito. Eles estão apoio jurídico e psicológico em parceria com a associação global de advogadas negras Black Sisters in Law. Assim como nos demais Estados, o novo programa também atenderá os entregadores que atuam em Santa Catarina.

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Num dos pontos de atuação do novo sistema, o iFood diz que entende a necessidade de ser proativo na quebra de barreiras de acesso à Justiça, considerado o mecanismo mais importante para uma reparação jurídica mínima às vítimas de discriminação. Também é fundamental, segundo o aplicativo, a assistência psicológica para superar os traumas causados pela discriminação.

A iniciativa prevê que todos os casos reportados no aplicativo possam ser direcionados para uma advogada e uma psicóloga associadas às Black Sisters para o atendimento. Para ser atendido pela Central de Apoio Jurídico e Psicológico do iFood, o entregador ou a entregadora precisa reportar o episódio de discriminação.

Para fazer a denúncia, basta entrar no menu do aplicativo iFood para Entregadores e clicar na opção “Alerta de casos graves”. Na sequência, acesse “Quero reportar um caso grave”. Escolha então a opção de incidente, escreva o relato anexando fotos (se houver) e envie a denúncia. O entregador ou entregadora receberá um contato da equipe de Segurança do iFood, que passará orientações sobre o benefício da central.

Em 2023, 43 casos de discriminação por mês, em média, foram denunciados pelos entregadores.

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