O deputado estadual Ivan Naatz (PL) já chegou a confirmar que tinha planos de disputar uma vaga do Quinto Constitucional da OAB-SC para ser desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). No entanto, no mesmo dia, voltou atrás e sinalizou para a disputa da prefeitura de Blumenau. Tudo ocorreu em 24 de julho, neste coluna, em notas publicadas em sequência. Desde lá, em quase três meses, o cenário ficou mais evidente pelo movimentos do parlamentar: Naatz trabalha para disputar o Quinto da OAB-SC previsto para ser aberto no final do primeiro semestre de 2024.
Continua depois da publicidade
STJ decide soltar prefeito preso na operação Mensageiro
Nos bastidores, os movimentos são cada vez mais claros. O deputado foi o autor de uma proposta que comemorou os 60 anos da OAB-SC na Alesc. Depois, conseguiu aprovar na Assembleia um projeto que beneficia a advocacia, em contato constante com o vice-presidente nacional da OAB, o catarinense Rafael Horn. Por fim, propôs que o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, seja homenageado com o título de cidadão catarinense.
Tudo isso repercutiu bastante entre a advocacia, no Judiciário e na classe política. Na última semana, o ex-líder de governo, Edilson Massocco (PL), fez um discurso de despedida na tribuna da Alesc e citou os planos do colega de bancada, que incluem a disputa do Quinto Constitucional.
À coluna, na tarde desta terça-feira (10), Naatz disse trabalhar por um “consenso” em torno do nome dele: “Não entrarei em disputa”. Ele afirma que, se houver convergência na advocacia, no Judiciário e no ambiente político, há disposição “em ajudar”. O deputado falou que é “fundamental” o consenso para que ele entre no processo. A disposição de Naatz também passa pela vaga que será aberta. Blasi também era deputado quando entrou pelo Quinto da OAB no TJ-SC.
Continua depois da publicidade
Nos bastidores, o parlamentar tem feito movimentos junto a figuras importantes no cenário, tanto políticas como do Judiciário.
Leia também:
Florianópolis terá novo complexo médico com maternidade e foco nas mulheres