Em um documento enviado aos deputados estaduais de Santa Catarina, o Centro Empresarial de Chapecó (CEC), que reúne entidades empresariais da principal cidade do Oeste catarinense, se manifestou contra o programa Universidade Gratuita (UG). O documento é assinado por Marcos Barbieri, presidente do CEC. Fazem parte do Centro Empresarial entidades como a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL).

Continua depois da publicidade

Jorginho faz reuniões para cobrar secretários por resultados

O texto diz, entre outras coisas, que o grupo “defende que tal assunto seja melhor discutido pela comunidade catarinense, pois é contrassenso o governo do Estado informar que tem poucos recursos, busca financiamento bancário para determinadas ações e, ao mesmo tempo, propõe ampliar despesas sem clareza de origem”. O CEC entende que não ocorreu o devido debate com a população sobre o projeto das bolsas proposto pelo governo Jorginho Mello.

Em um dos trechos, os empresários argumentam que “não há a devida clareza no projeto quanto à estimativa de impacto no Orçamento Estadual, uma vez que não é possível saber, claramente, quantos alunos podem ser beneficiados, quais instituições de ensino superior poderão ser envolvidas e quais especialidades seriam agraciadas com o estímulo estatal”.

Por fim, o documento afirma: “Diante do exposto – e considerando também que a prioridade do Estado
deve ser os níveis de ensino fundamental e médio, bem como outras necessidades, como a melhoria na estrutura física e a qualificação de profissionais para as próprias escolas estaduais, além de premências na segurança, infraestrutura e saúde –, solicitamos a Vossa Senhoria a avaliação desta nossa manifestação pública de contrariedade à maneira como está o referido Projeto de Lei da Universidade Gratuita,
para que seja revisado e adequado à realidade das necessidades da sociedade catarinense”.

Continua depois da publicidade

O material foi encaminhado a todos os deputados estaduais catarinenses. Os projetos que decidem sobre o Universidade Gratuita na Alesc continuam em tramitação. Reuniões marcadas pelas comissões para esta semana foram adiadas.

Leia também:

Alesc adia definição sobre Universidade Gratuita