2022 chegou, e com ele os movimentos políticos mais intensos de olho nas eleições de outubro. Além das reuniões partidárias e definições de alianças, pré-candidatos ganham as ruas em clima de campanha. Um dos exemplos ocorreu nesta terça-feira (18) no Centro de Florianópolis. O prefeito da Capital, Gean Loureiro, pré-candidato ao governo do Estado, foi à região do Terminal de Integração do Centro (Ticen) entregar panfletos sobre o novo modelo de horários e preços do transporte coletivo. Mas Gean não estava sozinho. Ele levou junto os seus dois secretários municipais que serão candidatos em 2022.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Entre outros servidores de menor escalão na prefeitura, foram ao Ticen o secretário da Fazenda, Constâncio Maciel, e o secretário de Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ed Pereira. Ambos coordenam áreas no municípios que não são tão diretamente ligadas ao transporte coletivo, o que deixa evidente o movimento político da entrega de panfletos.
Constâncio vai concorrer a deputado estadual e Ed a deputado federal, ambos pelo União Brasil. O partido, recém-criado na fusão entre o DEM e o PSL, é presidido por Gean em Santa Catarina. Em abril, no prazo final desincompatibilização para a disputa das Eleições 2022, a dupla vai deixar o secretariado municipal.
Dos dois, Constâncio é o que tem menor experiência nas urnas. Será a primeira vez que ele vai concorrer a um cargo eletivo. Por outro lado, o filho dele, Constâncio Neto, é vereador de São José. Já Ed Pereira tem um currículo maior na política. Em 2020, ele foi eleito vereador da Capital pelo PSDB.
Continua depois da publicidade
Leia também:
IPVA em Santa Catarina vira polêmica; entenda os valores
Florianópolis deixa de ser refém do crime organizado e tem queda de 70% nos assassinatos