O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) viajou nesta terça-feira (19) para Brasília acompanhado do secretário da Casa Civil, Douglas Borba. Ambos participam nesta quarta-feira (20) do Fórum dos Governadores, que terá a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).

Continua depois da publicidade

Moisés está levando para o encontro seis pedidos do Estado. Eles se concentram em buscar soluções para resolver a situação financeira de Santa Catarina, considerada pela equipe do governo como grave. A avaliação interna é que o passivo herdado e o cenário projetado poderão gerar colapso. O mais emergente dos pedidos que serão apresentados nesta quarta-feira (20) pelo governador catarinense é a renegociação da dívida. Entre 2019 e 2022 está previsto um desembolso de R$ 12 bilhões da dívida com a União e bancos federais.

Outras demandas do Estado devem ser detalhados no encontro. Nesta terça, os governadores fizeram uma reunião prévia para discutir as pautas do Fórum.

Na noite desta terça-feira (19), Moisés esteve na comitiva de governadores que foi ao STF para audiências com os ministros Gilmar Mendes, sobre a lei Kandir, e Dias Toffoli, sobre o Fundef. Mais tarde, os chefes do Executivo jantaram na casa do presidente do Senado. Rodrigo Maia, presidente da Câmara, também esteve lá. A pauta foi a definição de temas em comum entre os governadores para apresentação ao ministro nesta quarta.

Continua depois da publicidade