A pesquisa Quaest/NSC divulgada nesta terça-feira (27) traz uma visão do eleitor de Florianópolis sobre a preferência dos candidatos a prefeito a Lula (PT) ou Bolsonaro (PL). Apesar da polarização nacional entre as duas figuras, na Capital catarinense a posição predominante das pessoas que responderam a pesquisa é por nomes que sejam independentes (veja o gráfico abaixo).
Continua depois da publicidade
Topázio corre por vitória em 6 de outubro e adversários lutam por segundo turno
Uma das perguntas feitas aos eleitores foi: “Você gostaria que o prefeito fosse…?”. Com 53%, a resposta com maior índice foi “Independente”. Em segundo lugar, veio “Aliado do Lula”, com 23%. Depois, veio a resposta “Aliado de Bolsonaro”, com 21%. Apenas 3% não souberam ou não responderam a este questionamento.
O tópico demonstra que a Capital catarinense, diferente do Estado como um todo, ainda permanece foram da polarização que se mantém nos últimos anos. Outra demonstração é a eleição de segundo turno para a presidência da República, em 2022, quando Bolsonaro fez 70% em Santa Catarina e 53% na Capital, contra 30% e 47% de Lula.
O posicionamento do eleitor, revelado pela pesquisa, também é importante para a estratégia dos candidatos. Enquanto parte procura se vincular ao cenário nacional, outros ainda se mantêm distantes do tema.
Continua depois da publicidade