Um racha no grupo da situação que preside a OAB-SC está confirmado. O ex-presidente da entidade Tullo Cavalazzi Filho manifestou o descontentamento público com a ideia do atual presidente, Rafael Horn, de disputar a reeleição em novembro deste ano. Tullo faz parte do grupo que tem comandado a subsecção no Estado nos últimos anos, e apoiado Horn. No entanto, havia um acordo para que os presidentes não tentassem a reeleição. Como Horn decidiu concorrer novamente, Tullo decidiu se afastar. Com isso, nasce uma terceira via para a disputa.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A coluna apurou que o nome da advogada Claudia Prudêncio era o escolhido pelo grup para disputar a eleição do final do ano. Ela é a presidente da Caasc, o braço social da OAB. Claudia, entretanto, resolveu abrir mão para que Horn vá à reeleição, enquanto ela seria o nome para disputar a presidência em 2024.

Nos últimos dias, o atual presidente publicou uma foto nas redes sociais ao lado de Claudia e também do ex-presidente Paulo Marcondes Brincas, que antecedeu Horn no cargo da subsecção.

Enquanto isso…

Além das duas chapas que se desenham do racha do grupo da situação, a oposição também deve lançar um nome para a eleição da advocacia. E o escolhido é Hélio Brasil. Em 2018 ele foi derrotado por Horn em uma votação apertada.

Continua depois da publicidade

A tendência era que os dois fossem protagonizar novamente a disputa, mas agora uma terceira via pode dar outros contornos ao pleito.

Leia também:

SC já tem previsão para nova Reforma da Previdência

Concurso da Defensoria Pública de SC é lançado com salário de R$ 15,8 mil

Reduto de Bolsonaro, SC terá no 7 de Setembro chance de mostrar que respeita a democracia

Crônica de domingo: Os Fuscas na estante

Estilo de vida de SC será foco de campanha para atrair turistas ao verão catarinense

Como o governo de SC pretende aumentar a arrecadação nos próximos anos

Feriadão de 7 de setembro em SC será “esquenta” para o verão

Crimes na madrugada em Florianópolis motivam atuação da Guarda Municipal por 24h

“Nós vamos fazer”, promete Gean sobre túnel Lagoa-Itacorubi