Com população estimada de 5.905 pessoas, o município de Petrolândia vai às urnas para uma nova eleição municipal. Os vencedores da disputa em 2020, o prefeito, Rogério Domingos (PP), e o vice, Selmo Klauberg (PSD), tiveram a candidatura rejeitada por falta de um documento comprovando a inexistência de processos contra os candidatos no Tribunal de Justiça, dentro do prazo estabelecido pela legislação. Por isso será feita uma nova escolha no dia 13 de junho, conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O pleito terá o acompanhamento de uma missão internacional de observadores eleitorais.

Continua depois da publicidade

Cidade do Alto Vale terá nova eleição para definir prefeito e vice

O grupo pertence à Caoeste, que é uma ONG formada por juízes, ex-juízes e advogados com formação e especialização em eleições. Recentemente, membros do organização estiveram na disputa presidencial do Equador. O advogado catarinense Marcelo Peregrino é o atual presidente de conselho de Administração da Caoeste. Segundo ele, será a primeira vez que os observadores da entidade vão atuar em uma eleição brasileira.

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O objetivo, explica, é comprovar a lisura do processo eleitoral que passa por uma série de ataques no mundo. A agenda dos observadores começa no dia 9 de junho, quarta-feira, e se estende até o domingo de votação no município catarinense.

Continua depois da publicidade

Mais da metade das cidades de SC terão prefeitos de partidos distintos dos atuais

Entre os profissionais que vão acompanhar o processo eleitoral estão Ann Miller Ravel, advogada americana que inegrou a Comissão Eleitoral Federal (FEC) – agência reguladora independente criada pelo Congresso americano para administrar e fazer cumprir o financiamento de campanhas -, Jesús Delgado, profissional da Venezuela que participou de outras missões internacionais, e Paula Gomes Moreira, consultora da ONU e integrante de missões da OEA. Representantes de outros países também estarão na comitiva da Caoeste.