Seja por um efeito anestésico diante do histórico de espera pela obra ou por conta da correria da rotina, uma informação importante e que merece ser comemorada ficou escondida nos últimos dias. O Departamento Nacional de Transportes Terrestres (Dnit) concluiu a duplicação da BR-470, entre Gaspar e a BR-101, um trecho importante e com trajetória marcada por acidentes graves.

Continua depois da publicidade

Vídeo exclusivo de drone mostra BR-470 toda duplicada de Gaspar até a BR-101

Não se deve ignorar, obviamente, a demora para que as obras saíssem do papel. Santa Catarina perdeu vidas e teve a economia atingida por anos e anos de lentidão nos trabalhos na rodovia e também para o começo da construção. Entretanto, a BR-470 vive um momento ímpar na duplicação.

Como já divulgou o Ministério dos Transportes, a obra na rodovia é a construção feita pelo governo federal com o melhor fluxo de pagamentos para as empreiteiras responsáveis no Brasil. Esta informação se confirma pelas liberações mais recentes dos trechos prontos.

O mesmo ritmo, portanto, espera-se para a parte da obra que ainda precisa ser concluída. Há fatores complexos, como desapropriações a ser resolvidas. Entretanto, com a duplicação liberada entre Gaspar e a BR-101, os esforços vão se concentrar nos pontos ainda inacabados, como as regiões de Navegantes, Blumenau e Indaial.

Continua depois da publicidade

Da mesma forma, espera-se resultados também na BR-280, que vem recebendo altas injecões de recursos, e nas obras das BRs 163 e 285, com serviços em andamento. Diante do montante histórico de recursos previstos, chegou o momento de SC se livrar de antigos problemas e concluir obras. A BR-470 duplicada é motivo de comemoração, e espero que tenhamos outros iguais em breve.

Veja abaixo fotos da BR-470: