Com diferentes definições a serem feitas para as eleições de 2024, o governador Jorginho Mello (PL), que também preside o PL em Santa Catarina, terá um final de semana intenso nas negociações políticas. Neste domingo (2), a Casa D’Agronômica será palco de encontros para a escolha de nomes dos liberais para chapas em várias regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Na pauta, estará o cenário de Florianópolis. O PL indicará o vice do prefeito Topazio Neto (PSD). Neste sábado (1), na inauguração do Multi-Hospital, no Sul da Ilha, Jorginho voltou a reafirmar que Topazio é o nome dele para a eleição da Capital. Assim sendo, falta o PL indicar o vice.
Alguns nomes rondam o jogo, mas dois despontam atualmente: Edgard Usuy, secretário de Planejamento do Estado, e Gabrielzinho, vereador de Florianópolis.
Usuy diz que espera o comando do governador. Ele se diz à disposição do que for definido por Jorginho. Caso ele seja o escolhido, terá que deixar o cargo de secretário de Estado até a próxima quinta-feira (6).
Já Gabrielzinho conta com o apoio da maioria dos colegas vereadores que fazem parte da base de apoio a Topazio. Nos últimos dias, as conversas têm se intensificado.
Continua depois da publicidade
Além de Florianópolis, as conversas também devem girar sobre outras cidades como Blumenau. Lá, a escolha é sobre o vice. No caso específico, a vice. Dois nomes correm no cenário: Maria Regina Soar, atual vice de Mário Hildebrandt, e Patrícia Lueders, secretária-adjunta da Educação.