Em meio a uma semana em que novos fatos da operação Presságio vieram à tona em Florianópolis, a prefeitura da Capital começou a abrir procedimentos para cobrar prestação de contas e apurar os valores destinados pela secretaria de Turismo, Cultura e Esporte para projetos esportivos. Estes projetos ganharam os holofotes com o avanço do inquérito da Deic que apura supostas irregularidades no município, responsáveis pelo afastamentos de dois secretários. Um deles é Ed Pereira, que comandava a secretaria responsável por enviar recursos aos projetos.
Continua depois da publicidade
OUÇA: Investigados na Operação Presságio negociam supostos desvios de verba para eventos
Nos procedimentos chamados de Tomada de Contas Especiais, a prefeitura instaura uma comissão para apurar a falta de prestação de contas. Há casos de projetos de 2020, 2021 e 2022 que ainda não apresentaram a destinação dos valores. Uma da situações que chama a atenção, por exemplo, é o envio de dinheiro para um clube de futebol de São José, cidade vizinha.
A prefeitura diz que desde outubro de 2023 já havia suspendido a renovação de projetos esportivos. Conforme o município “o Núcleo Anticorrupção, criado pela Prefeitura de Florianópolis, detectou suspeitas de irregularidades em prestações de contas de projetos esportivos comunitários patrocinados pela própria prefeitura”.
Além da suspensão, afirma a prefeitura, foram tomadas outras providências imediatas: primeiro, oficialização de uma série de questionamentos à Secretaria de Esportes, bem como às entidades atendidas. Segundo, transferiu o gerenciamento dos programas para outra secretaria, a Secretaria de Assistência Social. A auditoria interna encontra-se em fase final, sendo acompanhada pela Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
Entretanto, a prefeitura não informou se pessoas foram afastadas dos cargos desde então, o que, aparentemente, não ocorreu. O município afirma que segue acompanhando e contribuindo com os trabalhos da investigação da Presságio.
Leia também
Investigação da Operação Presságio revela desvios em eventos e estacionamento da Fenaostra
Quem são os 11 alvos de operação que mira esquema do lixo em Florianópolis
Secretários e comissionados alvos de operação são afastados em Florianópolis