Chegou o dia da virada de 2023 para 2024. Como se sabe, Florianópolis está lotada e com diferentes opções para curtir o Réveillon. Para me despedir do ano-velho e entrar no ano-novo, deixo abaixo 10 conselhos/dicas para que os leitores passem a virada numa boa:
Continua depois da publicidade
1 – Se programe cedo: É visível que Florianópolis recebe uma enorme quantidade de visitantes nesta temporada 2023/2024. Assim sendo, é cada vez mais necessário que o morador se antecipe para aproveitar cada dia. O sábado (30), por exemplo, teve filas para todos os lados da Capital catarinense em direção e na volta das praias. É por isto que a preparação do Réveillon precisa acontecer cedo. Defina horários e local conforme o histórico de cada ponto. Avalie bem antes de sair de casa para evitar o estresse.
2 – Faça uma boa análise do local: Haverá duas festas públicas em Florianópolis. Uma na Beira-Mar Continental, com show de Marcos e Bellutti, e outra na Beira-Mar Norte, com Alexandre Pires. Diferentemente dos outros anos, não haverá show de fogos, e sim show de drones. Apenas a ponte Hercílio Luz terá cascata de fogos. Na hora de escolher o local, avalie o que você pretende assistir e aproveitar. Locais antes bem visados como Cacupé e Santo Antonio de Lisboa, onde os fogos eram visíveis, agora tornam-se menos atrativos já que os drones são de visão mas restrita.
3 – Drones e cascata de fogos: Caso você vá à Beira-Mar, também escolha o que você pretende ver melhor. O show de drones será mais visível entre o bolsão da Casan e o Trapiche. Diferentemente dos outros anos, espalhar-se pela orla Norte não será a melhor escolha. Quem estiver no lado Continental enxergará melhor a Hercílio Luz.
4 – Trânsito, trânsito e trânsito: o conselho número 1 tem tudo a ver com este. O planejamento é extremamente necessário para que se evite o trânsito para ida e volta das festas, seja onde você fora na Capital. Os relatos de fila nos últimos dias ultrapassam as horas.
Continua depois da publicidade
5 – “Farofa”: Se for sair de casa, leve o “cooler” com bebidas e comidinhas para aproveitar a virada. A melhor opção, nestes casos, é estar preparado para aproveitar sem pensar em comprar algo que muitas vezes por não estar disponível por perto.
6 – E o lixo?: Apesar do esquema preparado em Florianópolis para limpar praias e os espaços das festas públicas com agilidade, não custa nada fazer a nossa parte, né? Então leve o lixo embora para destinar no local correto ou coloque nas caixas coletoras espalhadas pela cidade. Tenho certeza que Floripa não quer imagens de lixo espalhado correndo pelo país.
7 – Procure espaços seguros: As festas públicas da Capital terão esquemas diferenciados de segurança. Haverá controle de acesso para que se evite qualquer tipo de problema. Então, na hora de sair, escolha locais seguros e bem iluminados para evitar dissabores na virada do ano.
8 – Pra que fogos de artifício?: Ainda há quem insista em soltar os barulhentos e assustadores fogos de artifício nesta época do ano. Espalham-se relatos de animais que fogem de casa ou sofrem danos à saúde por conta da prática. Pessoas idosas e crianças com autismo sofrem muito com algo que não serve pra nada, a não ser fazer um barulho desnecessário. Então, de uma vez por todas, chegou a hora de abandonar aquele material barulhento e sem função.
Continua depois da publicidade
9 – Respeite: Muita gente estará perto de você na virada do ano. Então conviva em harmonia e celebre sem criar desavenças ou conflitos. Não tem nada melhor do que começar o novo ano fazendo novos amigos e se divertindo até com quem a gente não conhece. Aproveite!
10 – Por fim, Feliz Ano-Novo! Que 2024 seja lindo, leve e com saúde para todos nós. Espero que possamos terminar bem 2023 (e com a Mega da Virada no bolso) para começar 2024 de um jeito ainda melhor. Até o ano que vem!