Está marcada para esta segunda-feira (20) a sessão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) que vai formar uma Lista Tríplice para que seja ocupada uma vaga de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) vindo da advocacia. Nos bastidores, esta é dada como uma das disputas mais acirradas dos últimos anos por conta dos nomes inscritos. A votação entre os magistrados é secreta. Os três escolhidos, posteriormente, formam um documento que é encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é o responsável pela escolha final.

Continua depois da publicidade

Desembargador suspende lei que beneficia advogados em Santa Catarina

O escolhido vai substituir Willian Quadros, que no começo de 2024 deixa o cargo. Os advogados inscritos que concorrem para essa vaga são: Adriano Tavares da Silva, Alexandre Barcelos João, Ana Cristina da Rosa Grasso, Carlos Antônio de Souza Caldas, César Augusto Wolff, Diego Montibeler, Eduardo de Carvalho Rêgo, Márcio André Sachet e Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho.

A lista é forte. Ana Grasso, advogada que é filha de Aldo Rosa, liderança do Progressistas, e Sergio Graziano, que atua em processos para o PT, entram com força política na disputa. Correm pela terceira vaga Adriano Tavares, César Wolff e Márcio Sachet, segundo apurado pela coluna. Como Lula é o responsável pela nomeação, Graziano é apontado como um dos favoritos caso ele entre na Lista Tríplice diante da atuação do advogado em processos que envolvem políticos do PT.

Juiz substituto

Na mesma sessão desta segunda-feira, que começa às 16h, os desembargadores formam uma Lista Tríplica para juiz substituto do TRE, também com origem na OAB. Os advogados inscritos são Danilo do Prado, Felipe Ximenes de Melo Malinverni, Guilherme Theodoro Fredrich, Jaison Fernando de Souza, Juliano Caporal Menegotto e Leonardo Borchardt.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Justiça condena 14 pessoas ligadas à Serrana Engenharia na operação Mensageiro