Foi confirmada nesta quarta-feira (7) a aposentadoria da desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) Salete Sommariva. A magistrada oficializou o pedido e teve a solicitação aceita em sessão do Órgão Especial do TJ-SC. Com isso, abre-se uma nova vaga para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) dentro do Quinto Constitucional. Assim como nas escolhas mais recentes, a futura disputa já começa com um nome despontando: Fernanda Sell de Souto Goulart.

Continua depois da publicidade

Ela é advogada de Florianópolis. Com doutorado em Ciência Jurídica, é professora universitária e tem atuação na OAB-SC. Fernanda também é esposa de Rodrigo Fernandes, advogado do governador eleito em SC, Jorginho Mello.

Com isso, ela ganha ainda mais força para a disputa que deve começar no início de 2023. Com a aposentadoria de Salete confirmada, o TJ-SC enviará nos próximos dias à OAB-SC o aviso de que a vaga está aberta. Diante da saída da desembargadora, a tendência é que outra mulher fique com a cadeira.

Pelo processo do Quinto, os Conselheiros da OAB-SC definem os 12 indicados entre todos os inscritos. Depois, uma votação interna com todos os associados escolhe os seis mais votados. Na sequência, o TJ-SC define a Lista Tríplice. Ao final, o governador é quem escolhe entre os três.

A próxima vaga será definida por Jorginho. Por conta disto é que Fernanda já larga como favorita.

Continua depois da publicidade

De Nadal será desembargador

Nesta quarta-feira (7), avançou para o final a atual vaga aberta do Quinto da OAB-SC para o TJ-SC. O advogado João de Nadal foi o mais votado entre os desembargadores para ocupar a cadeira que era de Fernando Carioni. De Nadal era o favorito desde o começo do processo e será confirmado por Moisés.