O governador Carlos Moisés da Silva deu o sinal ao abrir o cofre, e agora os deputados estaduais gostaram da ideia. Quando Moisés anunciou que colocaria recursos do Estado nas rodovias federais, diferentes análises foram feitas. Houve posições contrárias e favoráveis, mas uma das preocupações era com os efeitos dessa decisão. Um deles aparece agora: nos últimos dias, o deputado Jerry Comper (MDB) iniciou um movimento na Assembleia Legislativa (Alesc) para que o Estado ajude com dinheiro na manutenção da BR-470. Outros parlamentares também o apoiaram em plenário.
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E fica claro o motivo: o governo estadual mostrou que tem dinheiro à disposição para investimentos. Assim, Moisés assumiria ainda mais o papel do presidente da República, Jair Bolsonaro, em SC. É de Bolsonaro a responsabilidade por alocar recursos para as estradas.
O repasse de R$ 465 milhões do Estado que será feito entre 2021 e 2022 para a conclusão de duplicações, recuperação e asfaltamento de trechos catarinenses de BRs não pode ser regra, e sim exceção. O problema é que o precedente aberto pelo governador, aos poucos, torna-se perigoso. A responsabilidade sobre a BR-470, assim como as demais rodovias federais de SC, é do governo federal.
A regra deve ser a União cumprir seu papel e garantir as obras com recursos próprios. Para ficarmos apenas na BR-470, que liga o Oeste ao Litoral como um corredor de turismo e escoamento da produção, vale lembrar da atual situação da rodovia. Há problemas sérios no trecho entre Indadial e Pouso Redondo. Antes disso, entre Navegantes e Indaial, acontece a obra de duplicação de 74 quilômetros.
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Cabe ao governo federal a manutenção urgente dos trechos críticos. A região tem pressa, principalmente de olho no final do ano, quando o movimento cresce. Até lá, a pressão dos deputados estaduais e também da bancada federal precisa ser para que a União faça a sua parte.
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