Um projeto protocolado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta semana, foi elaborado com o uso do ChatGPT, aplicativo de inteligência artificial. A autoria da ideia é do deputado estadual Matheus Cadorin (NOVO). A proposta nasceu com o uso de algoritmos e inteligência artificial, com o objetivo de Cadorin de tornar o processo legislativo mais eficiente e acessível. O projeto de lei dispõe sobre a publicação de informações sobre o estoque de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde do Estado.

Continua depois da publicidade

Lei da educação domiciliar em SC é declarada inconstitucional e não terá validade

Cadorin afirma que o projeto de lei surgiu da necessidade de garantir a transparência no fornecimento de medicamentos: “Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade de encontrar informações sobre o estoque dos fármacos. Com o projeto, queremos garantir que essa informação esteja disponível para todos, de forma clara e acessível”.

O deputado, que é da área da tecnologia, defende o uso da tecnologia artificial. O projeto de lei elaborado pelo ChatGPT ainda precisa passar por diversas etapas até ser aprovado, além de ter passado por uma revisão dos assessores do gabinete. No entanto, a iniciativa já representa um avanço significativo no uso da tecnologia para aprimorar a gestão pública e democratizar o acesso à informação.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Como foi a posse dos deputados estaduais, federais e senadores de SC