Hora depois de tornar-se governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr passou a ser alvo daqueles que, assim como ela, fazem parte do bolsonarismo. A reação mais contundente veio do deputado estadual Jessé Lopes (PSL). Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele pediu que Daniela “rasgue” os decretos do governador afastado, Carlos Moisés da Silva, no combate ao coronavírus.
Continua depois da publicidade
Conheça Daniela Reinehr, a primeira mulher a governar SC
Lopes é crítico ferrenho de Moisés, além de questionar as medidas de saúde e científicas sobre o enfrentamento à doença que matou 3.024 pessoas até este sábado em Santa Catarina. Além disso, nesta semana, o Estado atingiu o pico de casos ativos de coronavírus dos últimos dois meses. Assim como Lopes, outros adeptos da linha do presidente da República, Jair Bolsonaro, adotam um tom negacionista.
SC atinge o pico de casos ativos de covid-19 dos últimos 2 meses
O pedido do deputado exemplifica a pressão que a governadora sofrerá nos próximos dias dos seus apoiadores. Justamente por discordar dos bolsonaristas radicais é que Carlos Moisés acabou se distanciando do presidente e perdendo o apoio ideológico. As respostas que Daniela dará nos próximos dias serão essenciais para mostrar se ela pretende seguir o que os números da saúde apontam ou os pedidos políticos.
Continua depois da publicidade
A política salvou Daniela e afastou Moisés
Ainda na madrugada de sábado, logo após a decisão do Tribunal de Julgamento de colocar Daniela na cadeira número 1 do Estado, o deputado Sargento Lima também deu sinais de que espera medidas alinhadas aos bolsonaristas. Ele citou, por exemplo, o preço atual dos materiais de construção diante da crise.