A Arteris Litoral Sul já definiu o primeiro passo que dará na BR-101, na Grande Florianópolis, após a conclusão do Contorno Viário, que promete aliviar o tráfego pesado na rodovia federal. A concessionária prevê a implantação de uma faixa exclusiva para motos em São José e Palhoça. Ao todo, serão 15 quilômetros da chamada “Faixa Azul”, já colocada em prática em São Paulo, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo Cesar Sass, superintendente da Arteris Litoral Sul, a ideia é seguir a proposta paulista, onde os acidentes envolvendo motocicletas reduziram consideravelmente. Depois da inauguração do Contorno, em 9 de agosto, a concessionária pretende esperar um prazo de 30 dias para a consolidação da nova ligação. Depois disso é que a Faixa Azul avançará na região.

A regulamentação precisa da aprovação do Senatran, que é o órgão nacional de trânsito. A previsão da Arteris é que a faixa exclusiva seja do lado direito em cada um dos sentidos da rodovia para evitar que as motos precisem cruzar outras faixas para buscar os acessos de saída e entrada.

No entanto, segundo Sass, ainda não há confirmação do projeto final, mas a proposta é considerada a prioridade da concessionária para o período após a abertura do Contorno.

Continua depois da publicidade

VEJA ABAIXO FOTOS DE TRECHO DA BR-101 QUE TERÁ CORREDOR DE MOTOS: