O decano do Judiciário de Santa Catarina se aposentou. Depois de 30 anos como desembargador do Tribunal de Justiça (TJ-SC), Pedro Manoel Abreu despediu-se dos colegas no final de dezembro. Ele entrou no cargo em 1995, mas atuou no Judiciário catarinense por 49 anos. A última sessão dele no Órgão Especial ocorreu em 18 de dezembro, quando ocorreu a despedida oficial do magistrado. No mesmo ato, os colegas desembargadores aprovaram a oficialização da aposentadoria de Abreu (veja fotos da despedida abaixo).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O decano foi recebido com aplausos pelos colegas na última sessão. O chefe do Poder Judiciário catarinense, desembargador Francisco Oliveira Neto, falou sobre o colega e destacou o aprendizado na atuação ao lado de Abreu.
O agora ex-desembargador é formado em Filosofia e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde concluiu também mestrado, doutorado e pós-doutorado em Direito. Natural de Santo Amaro da Imperatriz ele entrou na magistratura aos 24 anos como juiz substituto das comarcas de Palmitos e de Rio do Sul em 1975.
Depois, promovido a juiz, passou por Pinhalzinho, Gaspar, São Miguel do Oeste, Curitibanos, Joaçaba, Blumenau e Florianópolis. Nomeado ao cargo de desembargador do TJSC em 1995, o magistrado foi eleito corregedor-geral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 2005. Ele também assumiu como presidente do TJSC durante o biênio 2006-2008.
Continua depois da publicidade
No discurso de despedida, Abreu afirmou: “Eu poucas vezes na minha vida tive tantas alegrias e tantas emoções como as que tenho tido nos últimos dias. O diviso, olhares amigos, pessoas que, de alguma forma, vivenciaram a minha história. Esse sentido de acolhimento, hospitalidade e amizade verdadeira de simplicidade, principalmente de simplicidade. Eu publicamente gostaria que me perdoassem pelo mau vezo, eventualmente pelas interjeições, às vezes a palavra mais rude ou menos compreensiva, porque eu levo de todos um imenso afeto e um carinho que transcende todos os limites de minha alma. Muito obrigado a todos”.
Com a aposentadoria de Abreu, o decano do TJ-SC passa a ser o desembargador Luiz Cezar Medeiros, que entrou no cargo em setembro de 2000.