A demolição de dois prédios no “coração” de Florianópolis vai alterar a rotina do Centro da Capital. Nos próximos dias, será iniciada a obra para derrubada das estruturas onde funcionou o Procon estadual, além de outros serviços públicos. Assim, ruas serão fechadas no entorno para a segurança de quem circula pela região. Além disso, o Museu Victor Meirelles, que é vizinho aos imóveis, vai suspender as visitas temporariamente.

Continua depois da publicidade

FOTOS: Como será a demolição de dois prédios no “coração” de Florianópolis

Segundo comunicado do espaço, o fechamento será por prazo indeterminado, a partir do dia 29 de dezembro de 2023. Os prédios interligados que vão ser demolidos, um de três e outro de quatro pavimentos, com área total de 1.012m², fazem divisa com o museu. O governo do Estado, através de uma empresa contratada em dispensa de licitação, é quem vai coordenar os trabalhos.

A reabertura do museu, segundo comunicado, está condicionada ao calendário da obra, com prazo de conclusão de 90 dias e início a partir de 5 de janeiro de 2024. Nos dias anteriores, a equipe do museu atuará internamente com a proteção do acervo contra possíveis efeitos gerados pelos impactos da demolição.

Segundo a direção do museu, o fechamento foi autorizado pela Presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com base no Art. 7º da Instrução Normativa nº 2, de 5 de Abril de 2021, que estabelece que “situações excepcionais, sem caráter de urgência, que possam determinar a abertura ou o fechamento da unidade museológica do Ibram em dias ou horários diferentes do previsto nesta Instrução Normativa deverão ser submetidas à aprovação prévia da Presidência do Ibram, no prazo de cinco dias antes da abertura ou fechamento do museu”.

Continua depois da publicidade

VEJA FOTOS DOS PRÉDIOS QUE SERÃO DEMOLIDOS:

Leia também:

FOTOS: Prédios no “coração” de Florianópolis serão demolidos por risco de desabamento