Com uma área que contempla cinco municípios da Serra Catarinense, o Parque Nacional de São Joaquim está próximo de sair do centro de um debate que se arrasta nos últimos anos. Moradores da região e ambientalistas discutem os limites atuais da reserva natural desde 2016, quando o Congresso Nacional aprovou um projeto para oficializar o parque.

Continua depois da publicidade

No entanto, uma outra proposta para alteração da área foi apresentada no Congresso Nacional por senadores catarinenses em 2018, quando se abriu novamente o debate em Brasília sobre a questão.

O projeto muda a delimitação de 2016 e retira parte das áreas preservadas para atender os moradores locais. No entanto, houve contratação do ICMBio, órgão ambiental que administra o parque. Nesta terça-feira (23), entretanto, uma reunião na Capital Federal sinalizou para um entendimento. O ICMBio apresentou uma nova versão de delimitação contemplando pedidos das prefeituras da região.

A tendência é que na próxima semana as conversas avancem ainda mais para a resolução do impasse. Com isso, o projeto a ser aprovado no Senado contemplaria o entendimento do ambientalistas e dos moradores.

Continua depois da publicidade