A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de Santa Catarina teve a confirmação de um novo comando nesta sexta-feira (15). O delegado Verdi Furlanetto assumiu o cargo de diretor da unidade responsável pelas principais investigações no Estado. Ele substitui o delegado João Fleury, que havia assumido em setembro com a posse do então delegado-geral Akira Sato.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Fleury havia substituído Luiz Felipe Fuentes, diretor da Deic entre janeiro de 2019 e setembro de 2021. As mudanças na diretoria que foram feitas por Sato quando ele assumiu a cadeira de delegado-geral repercutiram mal nos bastidores da Polícia Civil. Além da saída de Fuentes do comando do órgão, outros delegados de unidades de investigação com trabalhos de repercussão haviam sido removidos.

O novo delegado-geral anunciado por Moisés no começo de outubro, Marcos Ghizoni Junior, prometeu que reconduziria os delegados que haviam sido retirados da Deic na gestão de Sato. Quando questionado por este colunista se isso também seria feito no cargo do diretor, ele não confirmou.

Com isso, a volta de Fuentes à cadeira estava em aberto e com sinais de que não aconteceria. A confirmação do nome de Furlanetto para o cargo termina com qualquer especulação e dá novo comando à diretoria.

Continua depois da publicidade

Antes de assumir a Deic, o novo diretor estava na 5ª DP da Capital, além de ter sido diretor da Grande Florianópolis em 2018.

Leia também:

Akira Sato deixa o comando da Polícia Civil de SC

Saída de Akira Sato por suposta interferência na Polícia Civil agita bastidores