Foi definida nesta segunda-feira (15) a empresa que assumirá a obra do túnel 3 do Contorno Viário da Grande Florianópolis, antes feita pela Camargo Corrêa. Será o consórcio Túneis Litoral Sul, compostos pela Artepa e J.Dantas, que já é também a responsável pelos outros três túneis duplos previstos no projeto. A confirmação foi feita pela Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 Norte.
Continua depois da publicidade
As obras no local do túnel 4 estão em fase de escavações subterrâneas. O Consórcio Túneis Litoral Sul já atuava no túnel 4, entre os municípios de Biguaçu e São José, e nos túneis 1 e 2, em Palhoça.
Nos túneis 1 e 4 as escavações subterrâneas foram concluídas nas duas pistas e a empresa trabalha na escavação do rebaixo (base do pavimento) e revestimento do túnel, que permitirão a pavimentação e a instalação dos sistemas de ventilação, sinalização e monitoramento. Já o túnel 2 segue em fase de escavações subterrâneas.
Segundo o diretor de operações da Arteris, Cesar Saas, o prazo para entrega da obra continua sendo dezembro de 2023. A concessionária afirma que o processo de contratação da empresa que assumirá as obras nos demais trechos que estão em transição, como os trevos da futura rodovia com a BR-101 Sul e com a BR-282, e o tronco do Contorno Viário em Palhoça, está em ritmo avançado.
Leia também:
Com 10 anos de atraso, como está a obra que busca desafogar trânsito na Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade