A primeira missão sobre o enfrentamento à pandemia do novo comando do governo de Santa Catarina deve ser encarada já entre esta quinta-feira (1º) e o final de semana. Os atuais decretos restritivos contra o avanço da doença estão vencendo, e em um dos casos já venceu. Caberá à governadora em exercício Daniela Reinehr e à secretária de Saúde, Carmen Zanotto, a decisão sobre a continuidade ou não das medidas. Ambas devem se reunir durante esta quinta para discutir o cenário.
Continua depois da publicidade
Lockdown descartado, multa e praias liberadas: o que muda com o novo decreto em SC
Oficialmente, Carmen já é a nova secretária de Saúde. A nomeação dela foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (31). A deputada federal agora licenciada chegou em Florianópolis nesta metade da semana e participa no manhã desta quinta da posse da nova presidência do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Daniela também estará presente.
SC recebe mais de 300 mil doses da vacina contra Covid-19 nesta quinta
Dos decretos deixados assinados por Carlos Moisés da Silva, um deles venceu neste 31 de março, como lembrou o colega da NSC TV Raphael Faraco. O texto proibia a presença de público em eventos esportivos públicos ou privados. Ainda não foi feita nenhuma renovação sobre o tema. A discussão em relação à volta das torcidas aos estádios, porém, não estava em pauta, o que indica um sinal de “esquecimento” de uma prorrogação da proibição.
Continua depois da publicidade
Prática de esportes coletivos é liberada em SC após nova mudança em decreto
Já na próxima segunda-feira, 5 de abril, termina a vigência do decreto mais recente, com restrições de horários para funcionamento de bares e restaurantes e o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos, por exemplo. É a limitação mais abrangente, que impôs regras para diversos setores.
Santa Catarina deixa de ter a menor taxa de letalidade de covid-19 no Brasil
A governadora e a secretária devem decidir, então, qual será o futuro das restrições em Santa Catarina. A coluna apurou que a quinta-feira é “dia de definições” e “da tomada de decisões” em relação aos próximos passos sobre a pandemia.
Alerta de juiz
Em despacho enviado à governadora e à secretária de Saúde, o juiz Jefferson Zanini, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, alertou Daniela e Carmen que as decisões judiciais sobre a pandemia devem seguir critérios técnicos. Em documento que o colega Raphael Faraco teve acesso, Zanini lembra que tanto ele como o desembargador João Henrique Blasi, em segunda instância, determinaram imposições para a tomada de ações no enfrentamento ao coronavírus. Por isso a necessidade de que sejam seguidas medidas orientadas pelos técnicos, apesar do poder de escolha da governadora sobre o que será colocado em vigor.