Desde 2006, a reforma da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, teve 13 contratos diferentes. Todos referentes aos serviços de obra, supervisão, elaboração de projetos, assessoramento ao Deinfra e trabalhos emergenciais. De acordo com dados atualizados do Portal da Transparência do governo do Estado, somados ao projetos de iluminação e sinalização, serão aplicados R$ 481 milhões até março de 2020, quando a restauração será totalmente concluídos. O valor é referente a um período de 14 anos.

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Somente o contrato atual de reforma, com os portugueses da Teixeira Duarte, tem previsão de custo total de R$ 352 milhões. O valor ainda terá aditivo de R$ 7 milhões para a iluminação funcional e a sinalização. Dentro do levantamento da soma total ainda há contratos de 2006, 2008, 2015 e 2016. Eles têm diferentes status: concluídos, em andamento ou rescindidos.

— O conceito dos contratos anteriores não era de uma reforma profunda como foi essa (contrato com a Teixeira Duarte). Eram contratos que faziam abordagens específicas — justificou o governador.

Dos valores atuais, sem contar os R$ 7 milhões de futuro aditivo, o montante geral nos treze contratos é de R$ 474.910.654,56. O mais barato dos contratos custou R$ 35 mil para o projeto de iluminação da Velha Senhora.

Dentro deste cálculos, porém, não estão valores referentes a períodos anteriores a 2006. É bom lembrar que os primeiros movimentos de manutenção e recuperação ocorreram no começo da década de 1980.

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Memoriais com parcerias

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) trabalha para contratar os projetos de dois memoriais da ponte. Eles ficarão nas cabeceiras. Para isso a FCC está adequando o convênio com a Lei Rouanet. Depois que os projetos forem executados, a ideia é que o governo faça uma parceria público-privada para a construção das estruturas. Tudo isso, porém, deve ser feito a longo prazo.

Uso da ponte

O Estado dividiu a ocupação da ponte Hercílio Luz a partir de sua conclusão. Com a primeira semana dedicada a atividades culturais e esportivas, o trânsito ficará para um segundo momento. Pelo acordo com a prefeitura, os primeiros testes com veículos começam em 6 de janeiro de 2020. Por isso é que a ocupação será gradativa.

Manutenção terá empresa

Segundo Moisés, a manutenção da nova ponte Hercílio Luz vai seguir o manual a ser deixado pela empresa responsável pela obra. Depois disso, a intenção do governo é contratar uma empresa para cuidar do monitoramento da estrutura. Nas palavras de Moisés, a ideia é fugir da criação de mais um órgão interno.

"Viva a Ponte" e "Ponte Viva"

O nome escolhido pelo governo do Estado para o projeto de reabertura da ponte Hercílio Luz é praticamente o mesmo daquele usado pela prefeitura de Florianópolis para as obras do entorno. O Estado começou a chamar sua programação de "Viva a Ponte", enquanto o município usa "Ponte Viva".

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