Após a presidência estadual do MDB anunciar um consenso entre os três pré-candidatos ao governo por chapa pura com definição de nomes para as Eleições de 2022 em Santa Catarina, o senador Dario Berger (MDB) reagiu. Imediatamente após a publicação da notícia em diferentes portais, o ex-prefeito da Capital negou o acordo. No final da manhã desta terça-feira (28), o partido anunciou que haveria um entendimento entre os pré-candidatos para que o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, fosse o candidato ao governo, o deputado federal Celso Maldaner, candidato a vice, e Dario tentaria a reeleição ao Senado Federal.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Em texto divulgado pela sua assessoria, Dario disse: “Não há definição de candidatura do MDB a governador, muito menos de vice e senador. Não há um pingo de verdade nisso. Na condição de pré-candidatos do partido, estamos analisando os cenários e fortalecendo o diálogo na busca de um entendimento e construção de um projeto político viável e que atenda as expectativas de Santa Catarina e dos catarinenses”.

O material retiera que não há martelo batido: “quando a decisão for tomada, independente de qual seja, em respeito ao Diretório Estadual do partido, às lideranças e às bases emedebistas, estes serão os primeiros a saber”.

Com a repercussão, o MDB-SC se posicionou novamente no começo da tarde, desta vez em nota oficial. O texto diz que “em reunião da executiva estadual e bancada estadual previstas para a próxima semana, os líderes emedebistas discutem os avanços das conversas sobre a composição da chapa a majoritária.” A definição oficial, afirma o partido, só ocorrerá após o encontro de líderes. O texto é acompanhado de uma fala de Celso Maldaner, que é o presidente estadual do MDB-SC: “Vamos levar as conversas para nossa executiva e bancada, prevalecendo sempre a voz da maioria. Avançamos em conjunto com o senador Dário e o prefeito Antídio buscando a unidade”.

Continua depois da publicidade

Mais cedo, Maldaner tinha divulgado outra frase: “Buscamos a unidade. Estamos abertos a a conversas e composições com outros partidos, mas conjuntamente desenhamos uma chapa coesa, representativa e que traz motivação para todos”. No entanto, apesar das algumas lideranças pregarem união e coesão, como citou Maldaner, o episódio desta terça-feira (28) mostra justamente o contrário disso.

Leia também:

Pouso de helicópteros particulares na Beira-Mar Norte motiva ação judicial em Florianópolis

Blitz em Florianópolis flagra embriagados mesmo com anúncio prévio

Crônica de domingo: O mito

Santa Catarina fecha os olhos para as mudanças climáticas

Por que Moisés despacha de forma improvisada no Centro Administrativo