As primeiras ações da governadora Daniela Reinehr em relação ao secretariado do governo de Santa Catarina começam a aparecer. A quinta-feira (29) teve a confirmação dos comandos de duas áreas importantes. A primeira foi a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), enquanto mais tarde veio a decisão sobre a segurança pública, onde se inclui também o sistema prisional.

Continua depois da publicidade

Na PGE, Daniela substituiu Alisson de Bom de Souza por Luiz Dagorberto Brião. Souza havia pedido exoneração após ficar oito meses no comando da Procuradoria durante a gestão de Moisés. Brião tem 27 anos de carreira e já foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado (Aproesc). Luiz Schwerdt e Marcelo Mendes serão os procuradores-gerais adjuntos.

Já na segurança pública, Daniela decidiu não fazer alterações. Serão mantidos os cinco nomes. O atual modelo instituído por Moisés na Secretaria de Segurança prevê um rodízio de comando. Em 2020, o delegado-geral Paulo Koerich faz a administração da pasta. Além dele, seguem nas funções o comandante-geral da PM-SC, Dionei Tonet, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Charles Vieira, e o diretor do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Na Secretaria de Administração Prisional, Leandro Lima também permanece. Os bons resultados na segurança motivaram a decisão de manutenção dos comandos, segundo a governadora Daniela.

Continua depois da publicidade