Um dos indiciados na operação Chabu, o delegado da PF, Fernando Caieron, ganhou destaque por ter comandando a operação Playboy, iniciada em 2005, para atingir uma organização criminosa que usava jovens da classe média alta no tráfico internacional de drogas. Caieron inclusive tornou-se personagem de um livro da autora australiana Kathryn Bonella, de 2018.

Continua depois da publicidade

A obra retrata a operação que teve repercussão mundial à época. A defesa de Caieron não se manifestou após o indiciamento porque iria se inteirar sobre o caso. Os advogados tentaram trancar a ação com pedido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a liminar foi negada.

CPI no ritmo da obra

A votação do relatório final da CPI da ponte Hercílio Luz foi adiada duas vezes. Era para ser em 2 e 3 de dezembro, mas ficou para o dia 10. Os deputados pediram mais tempo para ler as 1,8 mil páginas. Agora será em 17 de dezembro. Com dois adiamentos, até parece que a comissão pretende se adequar ao ritmo da recuperação da Velha Senhora, que nos últimos 37 anos teve inúmeros prazos. Espera-se que o dia 17 seja o último deles, assim como o 30 de dezembro, previsto para a liberação do trânsito e veículos e pessoas sobre a ponte.

Leia as últimas de Ânderson Silva

Continua depois da publicidade